Publicado em 14/07/2014

Vídeo mostra classificação da Coreia do Norte para as finais da Copa do Mundo

Enquanto os torcedores aguardavam a partida decisiva da Copa do Mundo de 2014 entre Alemanha e Argentina, um falso vídeo publicado pelo canal do YouTube “Korea News Backup” no sábado informou que a Coreia do Norte disputaria a final contra Portugal. O filme, supostamente atribuído à mídia estatal, teve mais de 4 milhões de acesso e levou muitos a pensarem que era verdadeiro. Ele traz a imagem de uma conhecida locutora norte-coreana. No entanto, o áudio tem um forte sotaque sul-coreano e as palavras não coincidem com o movimento labial.

No vídeo, a apresentadoras anuncia, através de dublagem, que o país jogaria a final, apesar de a Coreia do Norte sequer ter conseguido se classificar para o Mundial. A narração e os infográficos apresentados explicam que a seleção teria conseguido chegar à partida decisiva após derrotar o Japão por um placar de 7 a 0, os Estados Unidos por 4 a 0 e a China por 2 a 0 — sendo que este último país também não participou do torneio.

Além disso, é possível ver imagens torcedores na Praia de Copacabana vestidos de vermelho, branco e azul, as cores da bandeira norte-coreana, e em um ambiente festivo, enquanto o telão mostra imagens do ditador Kim Jong-un. Acredita-se que, na realidade, os torcedores eram chilenos ou costa-riquenhos.

Alguns meios de imprensa chineses, assim como milhares de internautas, deram credibilidade ao vídeo e o divulgaram em suas páginas nas redes sociais. No país vizinho, os cidadãos não demoraram em ressaltar que a locução atribuída à apresentadora tem um sotaque sul-coreano, muito diferente ao do Norte, e contém palavras só usadas na metade sul da península. Além disso, a TV norte-coreana transmitiu os jogos do Mundial de 2014, mesmo que em alguns casos com um atraso de 24 horas.

O extremo sigilo da Coreia do Norte, um dos estados mais isolados do planeta, facilita em muitos casos a divulgação de notícias falsas. Um exemplo foi na última Copa do Mundo, em que a Coreia do Norte competiu e perdeu todos os três jogos para o Brasil, Costa do Marfim e Portugal. No entanto, durante o torneio, a mídia do país informou que seleção havia derrotado o Brasil por 1 a 0.

Fonte: O Globo






Back to Top ↑